COMO CUIDAR DO MEU GATO (PARTE 1 - ESBANJANDO HIGIENE)!!!!!

COMO CUIDAR DO MEU GATO (PARTE 1 - ESBANJANDO HIGIENE)!!!!
            Quando adotamos ou compramos nossos pets logo vem a cabeça, como irei cuidar desse bichinho??? Neste primeiro artigo sobre “COMO CUIDAR DO MEU GATO” iremos dar algumas dicas de boa convivência com seu pet!!! Aí vão elas:
- CAIXA DE GRANULADO HIGIÊNICO:
- O “banheiro do gato” sempre deve estar bem limpo por isso lave-a aproximadamente 3 x por semana, as fezes devem ser retiradas todos os dias.
            - Não coloque todo granulado na caixa de uma só vez pois além de exalar um cheiro forte a caixa fica úmida o que pode muitas vezes ocasionar fungos nas unhas e nos coxins.
            - Quando for lavar o “banheiro do seu gato”, lave com detergente neutro, pois produtos com cheiro podem ocasionar desconforto no seu animal como espirros e alergias.
- LIMPEZA DOS OLHOS:
            - Em geral os gatos que mais precisam da limpeza dos olhos são o braquiocefálicos (focinho achatado), como os persas por exemplo. Nesses animais a secreção ocular pode ser abundante. Limpe a região dos olhos com algodão e uma solução para limpeza externa dos olhos e focinho (Eye Clean Up – Pet Society®).
- LIMPEZA DOS OUVIDOS:
            - Para se fazer a correta limpeza dos ouvidos deve-se limpar somente o pavilhão externo das orelhas. Com algodão e uma solução para limpeza auricular (Phisio Anti-Odor - Virbac®). Caso seja observado que o gato balança a cabeça ou coça o ouvido, peça ao veterinário examinar para estabelecer um correto tratamento para seu animal.
- LIMPEZA DOS DENTES:
            - Existem algumas pastas de alta palatabilidade que facilita a aplicação nos dentes do seu animal (Higiene Oral C.E.T. – Virbac®), o que pode ser feito com uma dedeira para escovação dental de cães e gatos. Há também soluções de higiene oral que é adicionado na água de beber do animal (Aquadent – Virbac®) que funcionam bem e os gatos se adaptam muito bem.
- LIMPEZA DAS UNHAS: 
            - Se as unhas do seu gato estiverem muito afiadas, pode-se dar uma lixadinha. Se houver a necessidade de cortar, adquida a tesouras tipo guilhotina, o desejável é cortar somente a ponta das unhas. 


Tiago A. Z. Salvador
CRMV/SC 04148
TELEFONE: (48) 9993-9597
veterinariotiago.blogspot.com


Comentários