ALERGIA EM CÃES - MANEJO NUTRICIONAL NA ATOPIA


ALERGIA EM CÃES
 MANEJO NUTRICIONAL NA ATOPIA

            A Atopia é uma doença com vários fatores, envolvendo defeito de barreiras cutâneas, infecções microbianas e outros fatores de ataque.
A Atopia é uma reação de hipersensibilidade do tipo I, o que significa que vários alerginos são capazes de promover anticorpos específicos. A reação destes anticorpos com os alergenos específicos induz a reação inflamatória e prurido.
O tratamento deve ser adaptado aos problemas clínicos individuais. O tratamento provavelmente será para a vida toda do animal.
Muitos animais com dermatopatias tem tido uma melhora significativa com a suplementação de algumas substâncias que atuam também em distúrbios nutricionais, carenciais, metabólicos, ambientais e miscelâneas, além de colaborar com associações medicamentosas. Abaixo alguns dos suplementos nutricionais:
- NIACINA: as principais funções da niacina é a de influenciar a formação de colágeno e a pigmentação da pele provocada pela radiação ultravioleta; já a carência da niacina manifesta a doença dos 3 “D” – Diarréia, demência e dermatite. Podem aparecer dermatites parecidas com queimaduras de pele, diarréia, esteatorréia, náuseas e vômito. O estresse emocional pode induzir a um aumento de ácidos graxos, bem como a um aumento de adrenalina e de noradrenalina no sangue. O incremento dos níveis de ácidos graxos pode ser inibido mediante um tratamento de 0,5g de ácido nicotínico, seis vezes ao dia.
- PIRIDOXINA: também conhecida como vitamina B6 favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. A vitamina B6 também atua no metabolismo dos ácidos graxos e do glicogênio. Os sinais de deficiência da Vitamina B6 na pele são lesões seborréicas acima dos olhos, boca e nariz, inflamação da língua e estomatite.
Saiba mais em veterinariotiago.blogspot.com

Comentários