FÉRIAS!!!! Mas, e os nossos peludos, também gostam dessas férias???

FÉRIAS!!!! FELIZ ANO NOVO!!!
A EQUIPE TJ MEDICINA VETERINÁRIA DESEJA A TODOS OS CLIENTES (PESSOAS E PELUDOS) UM 2013 DE MUITO AMOR PAZ E PROSPERIDADE!!!!
Mas, e os nossos peludos, também gostam dessas férias???
            Vamos citar aqui 10 dicas para as boas férias de nossos peludos!!
1) GARANTA A SAÚDE DE SEU CÃO: de carro, avião, ou em um hotel canino a saúde do cão é muito importante. O cão precisa estar vacinado e vermifugado. Sempre consulte um veterinário antes de qualquer viagem para ter a certeza de que a saúde está ótima.
2) FÉRIAS COM O PET: decidindo levá-lo junto, verifique a distância a ser percorrida. O cão não agüenta viagens longas. Se for de caro, o cão precisa se acostumar a ficar dentro da caixa de transporte ou com o cinto de segurança para animais. O dono pode ser multado caso não respeite esta lei e ainda o animal pode correr o risco de se machucar durante a viagem.
3) VIAGEM DE AVIÃO: entre em contato com a companhia aérea para que se possa providenciar toda documentação necessária. Nesse caso, o animal deverá ir na caixa de transporte. Algumas companhias já aceitam que o cão viaje com o dono.
4) HOTÉIS QUE ACEITAM PETS: muitos hotéis, hoje em dia, já estão preparados para receber o bicho de estimação da família. Alguns possuem casinhas ou canis especiais e muito confortáveis, oferecem brinquedinhos e atividades para o cão e outros ainda deixam ficar no mesmo quarto que o dono. É importante, nesses casos, que o cão seja educado e sociável para que ele consiga conviver com harmonia com outros animais. Não é legal levar cão um cão que late excessivamente ou que pula na mesa para roubar comida, ou marca objetos exageradamente, por exemplo. Mesmo que os hotéis aceitam cães, geralmente possuem regras em relação a barulho. Higiene e bons modos que devem ser cumpridas.
5) FÉRIAS NA PRAIA: é importante ficar de olho, porque algumas praias o acesso de animais é proibido por lei. De qualquer forma, é preciso estar atento, pois os animais correm grandes risco de contrair ajguma doença se ficarem na areia ou no mar. Podem adquirir problemas na pele, por exemplo, por passarem algum tempo com o pelo úmido. Alguns acabam bebendo a água do mar e podem ficar bastante doentes por causa disso. Ainda colocam em risco a saúde das pessoas que freqüentam a praia, pois também podem transmitir doenças (zoonoses). Mesmo que você vá ficar com o animal somente no calçadão, evite os horários de pico de sol e calor.
6) CÃES COMPANHEIROS: muitas atividade podem ser feitas na companhia do seu cão. Ir a um restaurante, passear de barco, fazer caminhadas em parques e até saltar de paraquedas. Tudo isso é possível. Basta fazer uma pesquisa para ver os melhores lugares e sempre consulte um veterinário e um especialista em comportamento para determinadas atividades. O cão precisa saber se comportar para não causar problemas a outros turistas e ao próprio dono.
7)NO MEIO DO MATO: alguns cães ainda adoram fazer trilhas, nadar em lagos ou rios e fazer rafting. O cão precisa ter preparo físico para não dar problemas no meio do caminho. Já pensou ter que carregá-lo no colo se ele se cansar? Precisa ter um pouco de experiência para que essas aventuras sejam sempre positivas.
8) HOTÉIS PARA CÃES: se não puder levar seu cão junto, o dono tem a opção de deixá-lo em um hotelzinho para cães. Alguns deixam o ao 100 % do tempo solto, interagindo com outros cães e com muitas atividades para eles. Se o seu ao for bastante sociável, está é uma opção bem interessante. Outros hotéis possuem canis individuais em que os cães ficam soltos e passeiam por um período do dia. É uma opção boa para aqueles que não a proximidade com outros cães ou que necessitam de algum cuidado especial por alguma debilidade. É importante deixá-lo alguns dias no hotel para ajudar na adaptação. Assim, ele vai ficar mais tranqüilo quando realmente tiver que ficar.
9) INFORMAÇÃO ANTES DE TUDO: pesquise muito, fale com os amigos, veterinários, adestradores e escolha o que for melhor para você e o seu cão.
10) ITENS BÁSICOS PARA O CÃO: por fim, não se esqueça de levar ração, medicamentos, brinquedinhos, caminha e potes de água e comida. Mudanças bruscas podem causar desconforto ao cão.
                 Se seguir estas dicas básicas, nem você e nem o seu cão terão férias frustradas! Por isso, prepare-se com antecedência para que consiga oferecer algum tipo de treinamento caso seu cão necessite de um.
                BOAS FÉRIAS!!!
Fonte: Revista pequenos cães, Grandes amigos. Ed 39.

Comentários