LEISHMANIOSE

LEISHMANIOSE
DOENÇA PROVOCADA POR PROTOZOÁRIO DO GÊNERO LEISHMANIA. PROVOCA DOIS TIPOS DE DOENÇA: CUTÂNEA OU TEGUMENTAR E VISCERAL.
A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA É UMA DOENÇA DE EVOLUÇÃO CRONICA QUE ACOMETE ISOLADAMENTE OU EM ASSOCIAÇÃO A PELE E AS MUCOSAS DO NARIZ, BOCA, FARINGE E LARINGE (SER HUMANO). É TRANSMITIDA POR INSETOS CONHECIDOS COMO FLEBOTOMÍDEOS.
NO BRASIL, A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA TEM SIDO ASSINALADA EM TODOS OS ESTADOS, CONSTITUINDO, PORTANTO, UMA DAS MAIORES AFECÇÕES        DERMATOLÓGICAS QUE MERECE MAIOR ATENÇÃO, DEVIDO A MAGNITUDE DA DOENÇA, ASSIM COMO PELO RISCO DE OCORRÊNCIA DE DEFORMIDADES QUE PODE PRODUZIR NO HOMEM.
OS SINAIS CLÍNICOS QUE PODEM OCORRER NAS LEISHMANIOSES VISCERAIS SÃO INTOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO, PERDA DE PESO GRAVE E ANOREXIA. PODEM OCORRER SINAIS POSSÍVEIS DE INSUFICIÊNCIOA RENAL.
OS SINAIS CLÍNICOS QUE PODEM OCORRER NAS LEISHMANIOSES CUTÂNEAS NOS CÃES SÃO DESCAMAÇÃO EPIDÉRMICA EXCESSIVA, COM ESPESSAMENTO, DESPIGMENTAÇÃO E RACHADURAS NO FOCINHO E COXINS. UNHAS ANORMALMENTE LONGAS OU QUEBRADIÇAS SÃO ACHADO ESPECÍFICO EM ALGUNS PACIENTES.
A FREQUENTE OBSERVAÇÃO DE CÃES COM ELEVADOS ÍNDICES DE INFECÇÕES, ASSOCIADAS A L. (V.) BRASILIENSES E L. L. CHAGASI, QUE CIRCULAM NAS POPULAÇÕES HUMANAS E CANINAS EM ÁREAS ENDÊMICAS DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA E LEISHMANIOSE VISCERAL, SUGERE O ENVOLVIMENTO DO CÃO NO CICLO DE TRANSMISSÃO DAS FORMAS TEGUMENTARES E VISCERAIS DAS LEISHMANIOSES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS CONSULTADAS:
REIS, SONIA R; FRANCO, ANTONIA M. R. A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL. ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA LEISHMANIOSE CANINA. REVISTA CFMV. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA. N 50. MAIO/JUNHO/JULHO/AGOSTO. P 35 - 40. 2010
BARR, STEPHEN. LEISHMANIOSE. CONSULTA VETERINÁRIA EM 5 MINUTOS. 3ª ED. BARUERI, SP. MANOLE. P 890. 2008.

Comentários