TOXOPLASMOSE: DEVEMOS EVITAR O CONTATO COM OS GATOS??

TOXOPLASMOSE: DEVEMOS EVITAR O CONTATO COM OS GATOS??
A TOXOPLASMOSE É UMA ZOONOSE, OU SEJA, REPRESENTA RISCO A PESSOAS IMUNOCOMPROMETIDAS E FETOS.
COMO OS GATOS SÃO OS ÚNICOS ANIMAIS DOMÉSTICOS NO QUAL O TOXOPLASMA GONDII COMPLETAO ESTÁGIO SEXUAL DE SEU CICLO DE VIDA. ELES DESEMPENHAM IMPORTANTE PAPEL NO CICLO DE VIDA DESSE PROTOZOÁRIO. PORÉM É IMPORTANTE RECONHECER QUE A PRINCIPAL FORMA DE INFECÇÃO DO HOMEM NÃO OCORRE PELO CONTATO DIRETO COM OS GATOS, MAS PRINCIPALMENTE PELO CONSUMO DE CARNE CRUA OU MAL PASSADA CONTENDO CISTOS DO PARASITA, OU PELA INGESTÃO ACIDENTAL DE OOCISTOS ESPURULADOS PROVENIENTES DAS FEZES DOS GATOS QUE CONTAMINAM ALIMENTOS COMO FRUTAS, VERDURAS, LEITE E ÁGUA.
NO SER HUMANO PRINCIPALMENTE, PRINCIPALMENTE AS MULHERES, A INFECÇÃO INTRA-UTERINA PODE SER MUITO GRAVE, CULMINANDO EM ABORTAMENTO, NATIMORTOS, DOENÇA NEONATAL GRAVE OU PREMATURIDADE.
O PAPEL DO GATO NA TOXOPLASMOSE CONSISTE PRINCIPALMENTE NA PERPETUAÇÃO DO PARASITA.
ASSIM SENDO, A POSSIBILIDADE DE TRASMISSÃO PARA SERES HUMANOS PELO SIMPLES ATO DE ACARICIAR OU TOCAR UM GATO, OU ATÉ MESMO POR MORDIDAS E ARRANHÕES É MÍNIMA OU INEXISTENTE, DEVIDO AS CARACTERÍSTICAS DE ELIMINAÇÃO DO AGENTE E DE HIGIENE DESSES ANIMAIS.
O CONVÍVIO ENTRE SERES HUMANOS E GATOS REPRESENTA NADA MAIS QUE UMA EXPERIÊNCIA SAUDÁVEL QUANDO SE TEM CONHECIMENTO DOS PRINCIPAIS MECANISMOS DE TRANSMISSÃO E DOS FATORES DE RISCO RELACIONADOS COM A DOENÇA.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA CONSULTADA:
MONTANO ET. AL. CONTATO COM OS GATOS: UM FATOR DE RISCO PARA A TOXOPLASMOSE CONGÊNITA?. CLÍNICA VETERINÁRIA – REVISTA CONTINUADA DO CLÍNICO VETERINÁRIO DE PEQUENOS ANIMAIS. N. 86. MAIO/JUNHO. P 78 – 82. 2010.

Comentários