DISFUNÇÃO COGNITIVA CANINA



DISFUNÇÃO COGNITIVA CANINA
                 AS ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO EM ANIMAIS IDOSOS QUE DURANTE MUITO TEMPO FORAM CONSIDERADAS COMO NORMAIS, SÃO AGORA RECONHECIDAS COMO MÓRBIDAS.
                A DISFUNÇÃO COGNIFICA CANINA (DCC) É UM DOS DISTÚRBIOS COMPORATAMENTAIS IDENTIFICADOS EM CÃES IDOSOS, CARACTERIZADOS POR PROCESSOS NEURODEGENERATIVOS NO CÉREBRO, SIMILARES AOS OBSERVADOS EM PACIENTES HUMANOS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER (DA).
                UM DOS GRANDES PROBLEMAS DA DCC É O SEU DIAGNÓSTICO, QUE SEMELHANTE A DA É DIFÍCIL ESTABELECER DE FORMA PRECOCE E PRECISA. O DIAGNÓTICO DEFINITIVO SÓ É POSSIVEL ATRAVÉS DE EXAME HISTOPATOLOGICO DO TECIDO CEREBRAL (OBTIDO POR BIOPSIA OU POST-MORTEM).
                A DCC ASSEMELHA-SE AO QUE OCORRE NA DA EM HUMANOS, CARACTERIZADA POR PERDA GRADUAL DA MEMÓRIA, REDUÇÃO NA HABILIDADE PARA REALIZAR TAREFAS ROTINEIRAS, DESORIANTAÇÃO, DIFICULDADE DE APRENDIZADO, PERDA DE HABILIDADES DE LINGUAGEM, CAPACIDADE DE JULGAMENTO, HABILIDADE DE PLANEJAR E ALTERAÇÕES DE PERSONALIDADE.
                OS SINAIS CLÍNICOS DE DCC REFLETEM DÉFICITS DE MEMÓRIA E APRENDIZADO, SENDO AGRUPADOS EM QUATRO CATEGORIAS: DESORIENTAÇÃO, MUDANÇAS NA INTERAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL, MUDANÇAS NO CICLO DE SONO/VIGÍLIA E PERDA DE TREINAMENTO HIGIÊNICO.
                DENTRE OS SINAIS DESORIENTAÇÃO, HÁ RELATOS DE ANIMAIS QUE SE PERDEM DENTRO DA SUA PROPIA CASA; OLHAM FIXO NO ESPAÇO; FICAM PRESOS EM QUINAS; VÃO PARA O LADO ERRADO DA PORTA OU A PORTA ERRADA NA HORA DE SAIR; ANDAM SEM PROPOSITO APARENTE.
                DENTRE OS SINAIS DE MUDANÇAS NA INTERAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL, HÁ RELATOS DE DIMINUIÇÃO DA INTERAÇÃO DO ANIMAL COM OS MEMBROS DA FAMÍLIA TANTO NA FREQUENCIA COMO NA INTENSIDADE DAS INTERAÇÕES; E O NÃO RECONHECIMENTO COM OS MEMBROS DA FAMÍLIA; ALGUNS PROPRIETARIOS RELATAM TAMBÉM DIMINUIÇÃO DA AFETIVIDADE DOS CÃES IDOSOS.
                DENTRE OS SINAIS NAS MUDANÇAS NO CICLO DE SONO/VIGÍLIA, HÁ RELATOS DE ANIMAIS QUE DORMEM MAIS DURANTE O DIA E FICAM ACORDADOS DURANTE A NOITE, PODENDO CHORAR, VAGAR, ARRANHAR O CHÃO E ATÉ MESMO ACORDAR OS PROPRITARIOS SEM MOTIVO APARENTE.
                DENTRE OS SINAIS DE PERDA DE TREINAMENTO HIGIÊNICO INCLUEM DEFECAR/URINAR EM LOCAIS INAPROPRIADOS, MESMO NA PRESENÇA DOS PROPRIETÁRIOS, MESMO SEM TER HAVIDO MUDANÇAS NO AMBIENTE, NEM HAVER PROBLEMAS MÉDICOS QUE JUSTIFIQUEM O COMPORTAMENTO.
                OUTROS SINAIS QUE AINDA PODEM OCORRER INCLUEM ALTERAÇÕES DE APETITE, AUMENTO DA VOCALIZAÇÃO/LATIDOS, AUMENTO DA IRRITABILIDADE, SURGIMENTO DE NOVOS MEDOS E FOBIAS, COMPORTAMENTOS DESTRUTIVOS. TODAVIA ISTO ESTÁ LONGE DE SER UMA LISTA COMPLETA DOS SINAIS CLINICOS QUE ENVOLVEM O ENVELHECIMENTO CEREBRAL.
                COMO TRATAMENTO EXISTEM DROGAS QUE SÃO VASODILATADORES CEREBRAIS COMO A PROPENTOFILINA, PENTOXIFILINA E NICERGOLINA. ESSAS DROGAS AGEM AUMENTADO O FLUXO SANGUINEO CEREBRAL, INTENSIFICA A TRASMISSÃO NEURONAL E TEM EFEITO NEUROPROTETOR SOBRE AS CELULAS NERVOSAS.
                ALEM DAS DROGAS HÁ TAMBÉM EVIDENCIAS DE QUE A ESTIMULAÇÃO PROLONGADA ATRAVES DE JOGOS, BRINCADEIRAS, TREINAMENTOS E EXERCÍCIOS PODE AJUDAR A MANTER A FUNÇÃO COGNITIVA EM CÃES, TAL QUAL OCORRE EM HUMANOS COM DA.

Comentários